Instituto Oldemburg - Prêmio Literário Estação Leitura

REGULAMENTO
Prêmio Livros Transformam Vidas
INSCRIÇÃO GRATUITA

I – DA NATUREZA

O projeto PRÊMIO LIVROS TRANSFORMAM VIDAS tem como objetivo a realização de um concurso literário, a partir das experiências dos leitores das bibliotecas implantadas pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento nos municípios de Carlópolis, no estado do Paraná; Cerro Negro, São José do Cerrito e Vargem, no estado de Santa Catarina. A proposta é incentivar o hábito de ler e escrever que desenvolve a criatividade e o pensamento crítico.

II – DO TEMA PROPOSTO

O acervo das salas de leitura apresenta uma variedade de grandes autores e de obras de diversos gêneros. O Prêmio Livros Transformam Vidas convida os leitores a escrever uma CARTA de agradecimento ao autor de um livro do acervo de uma das Salas de Leitura implantadas nas instituições dos municípios participantes, informando o motivo pelo qual determinado livro se tornou a sua leitura inesquecível. É imprescindível mencionar o nome da obra e seu autor na carta. Cabe ressaltar que o texto deverá ser escrito de acordo com a norma padrão, ou seja, em obediência às normas gramaticais da Língua Portuguesa.

III – DO PÚBLICO-ALVO

O concurso terá três categorias:

Em todas as categorias, pode se inscrever qualquer pessoa moradora de um dos seguintes municípios: Carlópolis, no Paraná; de Cerro Negro, São José do Cerrito e Vargem, em Santa Catarina.

IV – DO PRÊMIO

As 30 (trinta) melhores cartas do concurso serão publicadas, em edição especial, em um único livro, a ser editado com tiragem de 400 (quatrocentos) exemplares, para distribuição gratuita ao público. Cada um dos 30 (trinta) autores selecionados receberá 10 (dez) exemplares; e cada uma das 10 (dez) instituições participantes receberá 10 (dez) exemplares. O título do livro será Prêmio Livros Transformam Vidas.

A premiação das 3 (três) melhores cartas escolhidas pelo Júri Especial, dentre as 30 (trinta) selecionadas para o livro, será uma minibiblioteca de 40 (quarenta) títulos de clássicos da literatura brasileira. O primeiro colocado receberá também o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) em dinheiro.

V – DAS INSCRIÇÕES

Para participar do concurso, os candidatos deverão procurar a Sala de Leitura de uma das instituições dos municípios participantes e solicitar orientações a um membro da Comissão Regional do Prêmio Livros Transformam Vidas. Os locais para realizar a inscrição nos municípios participantes são:

CARLÓPOLIS - CMEI RAYMUNDA SANTANA SALLES, ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SALLES, ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO RODRIGUES DE CAMARGO e ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DO PRADO;

CERRO NEGRO - NÚCLEO MUNICIPAL ORIVAL DE OLIVEIRA BRANCO e BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE CERRO NEGRO;

SÃO JOSÉ DO CERRITO - ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LAUDELINO DE SOUZA MEDEIROS e BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DOM DANIEL HOSTIN;

VARGEM - GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL PADRE ALBERTO LEOPOLDO BOESING e BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARIA CORRÊA BONATO.

O envio da inscrição juntamente com a CARTA do participante será realizado, através de formulário online, por um dos integrantes da Comissão Regional das instituições indicadas neste regulamento, até o dia 30 de agosto de 2022 ou até atingir o limite de inscrições definido neste regulamento.

No ato da inscrição, o membro da Comissão Regional entregará ao candidato um kit, contendo a publicação “Minimanual de Redação e Literatura”, o folder do regulamento e um botton exclusivo.

Cada participante só poderá se inscrever 1 (uma) vez, sendo desclassificado caso exista mais de uma inscrição em seu nome. No ato da inscrição, o participante entregará sua CARTA em arquivo formato Word. É importante ressaltar que a CARTA é enviada no ato da inscrição.

O número de inscrições é limitado a 100 (cem) trabalhos na categoria JOVEM; 100 (cem) trabalhos na categoria ADULTO e 100 (cem) trabalhos na categoria INFANTIL, assim distribuídos: 10 (dez) inscrições por categoria para cada uma das instituições. Ao término da quantidade citada acima, automaticamente, o link do formulário de inscrição de cada instituição será encerrado.

Para a realização da inscrição nas categorias INFANTIL e JOVEM, serão solicitados nome completo, data de nascimento, escolaridade e endereço completo do participante; além do nome completo, e-mail, telefone, RG e CPF do responsável legal.

Para a realização da inscrição na categoria ADULTO, serão solicitados nome completo do participante, RG, CPF, data de nascimento, endereço, e-mail, telefone e escolaridade.

É obrigatório no ato da inscrição anexar o arquivo em formato Word da CARTA escrita pelo participante. Caso o arquivo não seja anexado, a inscrição será desconsiderada, não havendo possibilidade de remessa de arquivos após o ato da inscrição.

O participante poderá escrever a sua carta dirigida à autores nacionais ou estrangeiros, independentemente deste autor constar ou não no acervo da Sala de Leitura implantada na instituição da sua inscrição.

Ao fazer a inscrição, o participante e seu responsável legal autorizam automaticamente a cessão de direito autoral para o livro (versão impressa, digital e audiolivro) assim como a permissão do uso da imagem e do trabalho (carta) para divulgação por parte do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, instituições parceiras e patrocinadores.

VI – DA CARACTERÍSTICA DOS TRABALHOS

O arquivo da CARTA deve seguir o padrão técnico de diagramação abaixo:

Categoria INFANTIL: até 15 linhas

Categoria JOVEM e ADULTO:

VII – DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

Será realizada uma seleção inicial dos textos pela Comissão Julgadora Regional – composta por educadores – que escolherá os 30 (trinta) melhores textos para julgamento final, ou de acordo com os seguintes critérios: domínio do gênero carta; progressão temática – estrutura interna da frase/paragrafação; coerência textual – argumentação, sequência e precisão vocabular; domínio da língua padrão – ortografia, pontuação, concordância, acentuação, regência e colocação pronominal, e criatividade – originalidade na explanação dos argumentos.

VIII – DA SELEÇÃO E COMISSÃO JULGADORA

Um Júri Regional, formado por 3 (três) representantes de cada uma das 10 (dez) instituições participantes dos municípios citados (professores, coordenadores pedagógicos, assistente social, psicólogos, agentes de biblioteca, gestores e demais profissionais), irá selecionar as 3 (três) cartas que mais se destacaram, uma de cada categoria (Infantil, Jovem e Adulto) para indicação ao Júri Especial, presidido por um professor de Língua Portuguesa e Literatura e por representantes da empresa patrocinadora, CTG Brasil, e da instituição realizadora, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. O Júri Especial selecionará os 3 (três) melhores trabalhos, dentre os 30 (trinta) melhores textos indicados pelo Júri Regional e, entre esses três, o primeiro colocado.

IX – RESULTADO

O resultado do prêmio será divulgado no site Prêmio Livros Transformam Vidas e nas redes sociais do projeto Sala de Leitura. A decisão da Comissão Julgadora Especial é soberana e irrevogável.