O projeto PRÊMIO LIVROS TRANSFORMAM VIDAS 2024 tem como objetivo a realização de um concurso literário, a partir das experiências dos leitores das bibliotecas implantadas pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento no município de Imperatriz, no estado do Maranhão. A proposta é incentivar o hábito de ler e escrever que desenvolve a criatividade e o pensamento crítico.
Saiba maisO acervo das salas de leitura apresenta uma variedade de grandes autores e de obras de diversos gêneros. O Prêmio Livros Transformam Vidas 2024 convida o leitor a escrever uma CARTA de agradecimento ao autor de um livro cuja leitura tenha sido para ele inesquecível (a obra pode pertencer ou não ao acervo das Salas de Leitura). As 18 melhores cartas do concurso serão publicadas, em edição especial, em um único livro. Há também premiação para as três melhores cartas escolhidas por um Júri Especial.
Saiba maisGraduado em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis. Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação na Educação Básica.
Assista aos vídeos de boas-vindas e sobre as características do gênero carta com dicas para você que quer participar do Prêmio Livros Transformam Vidas 2024!
O Instituto Oldemburg foi criado a partir de uma influência genuína: a atuação da educadora Wanda Oldemburg na escola pública em que trabalhava.
As 18 melhores cartas do concurso serão publicadas, em edição especial, em um único livro. Os autores das três melhores cartas de cada categoria escolhidas pelo Júri Especial receberão como prêmio 10 (dez) livros de literatura cada um. O primeiro colocado de cada uma das categorias receberá também o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) em dinheiro.
Aline de Almeida Rodrigues
Doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ. É professora de Literatura Portuguesa e Africanas da Universidade Católica de Petrópolis e servidora na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.
Aline Neves
UX Writer na SX negócios, do grupos Santander. Mestra em Educação, especialista em Linguística e Literatura e formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis.
Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.
Voltaire
Não se pode escrever nada com indiferença.
Simone de Beauvoir