Instituto Oldemburg :: Biblioteca Estação Leitura

BIBLIOTECA ESTAÇÃO LEITURA

O projeto Estação Leitura nasce da experiência do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento na implantação do Projeto Sala de Leitura em várias regiões do Brasil.

O objetivo é oferecer, além de um acervo para empréstimo em espaços públicos de grande circulação de pessoas, oportunidades para que monitores da área de Biblioteconomia atuem como Agentes de Leitura, ou seja, incentivadores do hábito de ler, supervisionados por um bibliotecário orientador.

Ampliação do público leitor

A ideia é atender à demanda reprimida de pessoas interessadas em ler, mas que não tem o hábito de frequentar bibliotecas nem o poder aquisitivo para consumir em livrarias. O projeto Estação Leitura fez surgir um espaço sociocultural dentro das estações de trens urbanos do Rio de Janeiro, onde transitam diariamente mais de 200 mil pessoas. Com a parceria do MetrôRio e o patrocínio da iniciativa privada, hoje, o projeto é representado pela biblioteca localizada na estação da Central, do metrô do Rio de Janeiro, com conexão para os trens da Central do Brasil.

A Biblioteca Estação Leitura já conta com mais de 4000 livros catalogados, 5.231 leitores cadastrados, 26.703 empréstimos e 9.168 renovações. O público é formado por moradores do Rio de Janeiro e municípios vizinhos, tais como Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis. A faixa etária de leitores é entre 18 e 80 anos (além dos pais que fazem empréstimos de livros infantis e juvenis para seus filhos). São homens e mulheres com as mais diversas atividades profissionais: diaristas, publicitários, vendedores, fisioterapeutas, estudantes, professores, médicos, donas de casa, acompanhantes, operadoras de caixa e de telemarketing, entre outras.

Lançamentos Sociais: Criação de vínculos afetivos com a leitura

Além da disponibilização do acervo, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento instituiu os lançamentos literários sociais em parceria com editoras e autores. São eventos gratuitos com duração entre uma ou duas horas, na área externa da biblioteca Estação Leitura, com palestra de escritores e distribuição antecipadas de senhas para retiradas de livros gratuitos após as palestras ou bate papo com autores. O IOD acredita que receber um livro autografado traz uma sensação de pertencimento que desenvolve um vínculo afetivo definitivo com a leitura e os escritores.

Trata-se de um projeto educativo na medida em que amplia concretamente o acesso do cidadão de baixo poder aquisitivo ao livro, que ainda é o principal instrumento de democratização e apropriação do saber construído pela humanidade. Ao ampliar oportunidades de leitura facilitando o desenvolvimento e uma visão mais crítica da realidade, o projeto Estação Leitura contribui para construir, diariamente, alicerces de cidadania e oportunidades de inclusão social.

https://www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral/
https://instagram.com/estacaoleituracentral