Instituto Oldemburg :: Festa Literária

FLISI
FESTA LITERÁRIA DA SERRA IMPERIAL

Em 2016, em parceria com o Museu Imperial e com personalidades da vida literária local e também da cidade do Rio de Janeiro, o IOD ofereceu a 1ª. Festa Literária da Serra Imperial. O Instituto investiu recursos próprios, de sua receita anual, na realização da FLISI, como ficou carinhosamente conhecida a Festa. O evento, realizado anualmente, reúne escritores, acadêmicos da área da história e literatura e o público leitor, em abordagens temáticas que contribuem para o caráter educativo da iniciativa, que sempre envolve em sua programação as instituições públicas educacionais da região.

A ideia central é difundir o livro e a literatura nas instituições de ensino, assim como incentivar moradores e visitantes a conhecerem novos títulos e escritores, estimulando o pensamento crítico, por meio de palestras e debates, e valorizando a comunidade cultural da região e do entorno de Petrópolis.

A Festa tem como característica a promoção de atividades dentro das escolas com o objetivo de envolver alunos e professores com os temas abordados. Em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, o “Encontro com Educadores”, no Museu Imperial, antecede em 60 dias o evento. Esse encontro conta com a presença dos mediadores das atividades e os membros do Conselho Curador e tem como público-alvo os educadores e Agentes de Leitura da rede de ensino pública federal, estadual e municipal da região. Os representantes da FLISI apresentam os assuntos que serão abordados nas mesas e falam sobre os autores convidados e os livros que serão lançados e autografados. Com esse conhecimento prévio da programação, os professores escolhem os temas e preparam os seus alunos para participarem das atividades. A partir deste encontro, até um prazo determinado, os educadores tem a preferência no agendamento das programações para atenderem ao público das suas escolas. Dessa forma, a rede de ensino tem a prioridade, garantindo que seja cumprido o papel educativo da iniciativa.

Está provado também que os festivais literários têm gerado importantes impactos na cultura e na economia criativa das regiões onde acontecem. Portanto, além dessa abordagem educacional dirigida a crianças e jovens da rede de ensino, o evento visa ampliar as opções de turismo cultural na região. Após quatro anos de existência, a Festa Literária da Serra Imperial já se consolidou no calendário cultural de Petrópolis, atraindo público qualificado para o turismo na cidade.

Desde a sua chegada em Petrópolis, no ano de 2014, o IOD tem consolidado importantes iniciativas em prol do desenvolvimento socioeducativo da região. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Cesgranrio e instituições culturais locais, o Instituto tem realizado com absoluto sucesso o projeto Sala de Leitura na Região Serrana. Nos últimos seis anos, o Instituto já implantou mais de dez Bibliotecas Comunitárias em escolas públicas localizadas nos bairros de Carangola, Centro (duas), Corrêas, Cuiabá, Itaipava (duas), Meio da Serra, Ponte de Ferro, Quarteirão Brasileiro e Mosela.

O conjunto da atuação do IOD na região com a implantação de Salas de Leitura nas escolas e a realização anual da FLISI já constituem um legado cultural inestimável que se soma à edição de livros de interesse histórico, lançados durante as edições da Festa, que são disponibilizadas gratuitamente para o público que participa das atividades de lançamento dos títulos. O investimento cultural e educativo regional, através de parcerias com órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada, para a promoção da arte, cultura e educação sempre foi e sempre será a visão de presente e futuro do IOD.

http://flisi.com.br/
https://www.facebook.com/festaliterariadaserraimperial/
https://instagram.com/festaliterariadaserraimperial