Instituto Oldemburg :: Diretoria

DIRETORIA IOD
2023 A 2026

Cristina Oldemburg - Diretora Presidente

Registra uma longa trajetória em produção artística e cultural. Desde cedo seguiu interesses diversificados: especializou-se em dança folclórica, atuando em educação artística para crianças e adolescentes, com foco na valorização das tradições nacionais, demonstrando sua potencialidade para uma atuação multidisciplinar, que resultaria em importante contribuição para a cena cultural carioca. Fotógrafa, produtora e hoje presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina foi responsável pela criação e curadoria do Espaço Cultural Constituição, sendo uma das produtoras culturais pioneiras no campo da transformação dos casarios do entorno da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.

Henrique Alberto de Medeiros Filho - Diretor Vice-presidente

Henrique Alberto de Medeiros Filho é poeta e escritor, jornalista e publicitário. Após sua infância, adolescência, estudos universitários e atividades profissionais em São Paulo e Rio de Janeiro, desde a década de 80 tornou-se partícipe da cena artística e cultural brasileira, principalmente do Brasil Central. Presidente e cadeira 10 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras/ASL, também é editor da Letra Livre Editora, bem como empresário na área de Comunicação Social. Como escritor, é autor de livros de poemas, contos, crônicas, outros escritos, biografia e faz parte de diversas antologias e coletâneas. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho – RJ.

Dyrceu Soares Marinho Filho - Diretor Secretário

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza. Na Companhia Estadual de Águas e Esgotos exerceu vários cargos entre 1979 e 2006. Neste período chefiou a Divisão de Operações de Águas do Rio de Janeiro e Região dos Lagos, e a Superintendência de Grande Operações e Manutenção. Foi presidente da Caixa de Assistência Médica da CEDAE. É Sócio Majoritário da DCV Marinho Arquitetura e Construção e sócio majoritário da Dym Concept Arq..

Virgílio Horácio Samuel Gibbon - Conselho Fiscal

Virgilio Horácio Samuel Gibbon é Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, com campo de especialização em Política Monetária e em Desenvolvimento Econômico. Sua tese de Doutorado, Distribuição de Renda e Mobilidade Social, ganhou o prêmio Tendência em 1978. Foi professor da PUC, da FGV, do IME e do Instituto Rio Branco. Foi Superintendente Geral da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e criador e Superintendente Geral da Bolsa Brasileira de Futuros. Posteriormente passou a dedicar-se à aplicação dos conceitos econômicos às questões ambientais. Conceituou e implantou, na BM&F, o Mercado Brasileiro de Reduções de Emissões. Coordenou pela FGV o desenvolvimento e a implantação da Metodologia de Monitoramento e Verificação das Reduções de Emissão por Desmatamento e Degradação - REDD-do Estado do Acre, que ganhou o prêmio de melhor projeto do ano, pela ONU, na área de desenvolvimento sustentável. Apresentou esse trabalho em conferências proferidas na sede do Banco Mundial em Washington, no Departamento de Energia do Reino Unido e na Clarence House, sede da International Sustainability Unit, em Londres. Proferiu palestra, em Nova Iorque, sobre Mecanismos de Financiamento para implantação de Florestas, através da criação de links entre o Mercado de Carbono e o Mercado Financeiro. Tem participado das Conferências das Partes (COP’s), da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que se realizam anualmente para discutir e regulamentar assuntos pertinentes ao aquecimento global. É Consultor Sênior e Coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, onde desenvolveu, a pedido do Banco Interamericano de Desenvolvimento, um modelo de financiamento para implantação de Florestas Plantadas utilizando operações estruturadas com crédito de carbono.

Robson Luiz Moreira Ferreira – Conselho Fiscal

Robson Luiz Ferreira é formado em Direito com MBA em auditora, controladoria e compliance. Seu interesse social iniciou-se em seu estágio na defensoria pública durante 2 anos, reforçando a sua vocação ao apresentar a tese de sua monografia sobre "Os direitos dos povos originários a luz da constituição federal e direitos humanos". É voluntário no IOD desde 2008..