Instituto Oldemburg :: Prêmios Literários

PRÊMIOS LITERÁRIOS

Quando em 2000, por ocasião da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, foi criado o Prêmio Literário “Redescobrindo o Brasil aos 500 anos” para a TAP Air Portugal, a equipe não imaginava que o IOD viria a dar continuidade a produção de prêmios literários.

Com a participação de 100 universidades brasileiras, representadas por mais de 500 estudantes e a parceria do Grupo Editorial Record, o Prêmio Literário TAP alcançou uma relevância ímpar pelo engajamento de professores e alunos e a qualidade dos trabalhos apresentados. Foram selecionados 30 textos finais, reunidos em livro impresso em edição comemorativa e o prêmio foi entregue em cerimônia realizada no Consulado de Portugal, no Rio de Janeiro. Os livros foram distribuídos durante o mês de abril de 2000 para os passageiros dos voos da TAP Brasil, nas conexões entre Brasil e Portugal, em comemoração ao descobrimento do nosso país.

O sucesso da iniciativa e o expertise desenvolvido com sua realização resultou no interesse do Grupo Editorial Record de dar continuidade ao trabalho. Assim, em 2003 foi criado o Prêmio Literário Nossa Gente, Nossas Letras que teve como principal objetivo a revelação de novos talentos da literatura nacional, levando ao conhecimento público a produção intelectual dos universitários, muitas vezes limitada aos muros das faculdades e universidades. A ideia foi estimular a produção literária de estudantes de Letras.

Realizado de 2003 a 2007, o Prêmio Literário Nossa Gente, Nossas Letras, ganhou espaço no calendário universitário do país. No ano de 2003, o grande homenageado foi Graciliano Ramos. Em 2004, o Prêmio homenageou o escritor Jorge Amado, com inspiração no livro “Tenda dos Milagres”. Em 2005, foi a vez do escritor José Lins do Rego e sua obra Menino de Engenho. Em 2007, o grande Carlos Drummond de Andrade foi homenageado, convidando os alunos a refletirem sobre a relação do homem com o meio ambiente a partir da leitura do livro “Fala, Amendoeira”, lembrando os 20 anos da morte do poeta.

Hoje, o IOD talvez seja a instituição da sociedade civil organizada com mais expertise na realização de Prêmios Literários para público universitário no país e guarda o desejo de voltar a ter edições anuais da iniciativa.