Instituto Oldemburg :: Projeto Sala de Leitura

PROJETO SALA DE LEITURA

A mais importante iniciativa do Instituto, que está na origem de sua fundação, é o Projeto Sala de Leitura, que tem como propósito a implantação de salas de leitura em todo Brasil. O projeto tem como objetivo tornar permanente o esforço de implantação de salas de leitura em municípios do interior do Brasil, iniciado em 2003. Para celebrar a sua renovação junto a novos territórios e a novos públicos, o projeto Sala de Leitura ganha um novo nome a cada edição, mantendo sempre sua proposta e concepção inicial, mas aperfeiçoando sua operação a cada nova experiência.

Disponibilização de acervo literário e capacitação de Agentes de Leitura

O aprendizado e a experiência acumulados na implantação de mais de 800 salas em diversas regiões do país ao longo dos últimos anos fizeram com que o Instituto Oldemburg ampliasse o escopo inicial do projeto. Este agora contempla também a capacitação de Agentes de Leitura, que assumem o compromisso de responder pela continuidade do projeto depois da entrega das salas pelos patrocinadores.

Transformação social

Ao ampliar oportunidades de leitura facilitando o desenvolvimento de uma visão mais crítica da realidade, o Projeto Sala de Leitura contribui para formar mais do que novos leitores: ele pode fazer surgir um novo Brasil. É exatamente por isso que este projeto sociocultural tem seu foco prioritário nas escolas públicas, porque é nelas que se pode ajudar a construir, diariamente, os alicerces de cidadania que nosso país necessita.

Além das escolas, sua cobertura atende também às bibliotecas públicas municipais, que na maioria das cidades estão fechadas e carentes de renovação; aos CRAS, Centros de Referência de Assistência Social, locais de relevância nas comunidades; e segmentos da sociedade não previstos inicialmente, mas de igual relevância, como associações de moradores, hospitais, Instituições de ressocialização de jovens infratores e presídios, ampliando a característica comunitária do projeto. As instituições contempladas com os livros se comprometem a manter as salas de leitura abertas à comunidade, disponibilizando um acervo diversificado, composto por 500 títulos duplicados de autores nacionais e estrangeiros, num total de 1.000 livros.

O conjunto abrange livros de literatura: brasileira e estrangeira, clássica e contemporânea, livros infantis e juvenis, ciências políticas e ciências sociais, desenvolvimento pessoal, artes, filosofia e biografias.

http://saladeleitura.org.br/
https://www.facebook.com/SaladeLeituraparatodos/
https://instagram.com/projetosaladeleitura